BZ048 – Disciplina de Metazoa III

Módulo 1 – Ecdysozoa, Arthropoda: Chelicerata
appinto@ufpr.br

Prof. Marcos S. Barbeitos

Módulo 2 – Arthropoda: Myriapoda e “Crustacea”
barbeitos@ufpr.br

Prof. Mário A. Navarro

Módulo 3 – Arthropoda: Hexapoda
mnavarro[at]ufpr.br

Programa da disciplina

O objetivo da disciplina é capacitar o estudante, bem como desenvolver uma visão crítica, sobre temas chaves de Ecdysozoa como origem, evolução, morfologia, filogenia e classificação do grupo mais relevante de metazoários. Portanto, ao término do curso o estudante deverá ser capaz de: (1) Compreender os planos corporais, a origem e a evolução das diferentes linhagens dos filos de metazoários de Ecdysozoa; (2) Interpretar árvores filogenéticas e conceitos associados à evolução e ao relacionamento filogenético dos ecdisozoários fósseis e viventes; (3) Caracterizar os filos de Ecdysozoa quanto à morfologia, planos de construção e relacionamento filogenético; (4) Reconhecer as principais estruturas quanto à morfologia comparada dos diversos grupos de Arthropoda; (5) Relacionar as estruturas morfológicas com suas respectivas funções, homologia e seus aspectos adaptativos nos ecossistemas em que evoluíram e ocorrem os artrópodes.

**ATENÇÃO** O programa completo contendo informações detalhadas sobre as atividades, carga horária, sistema de avaliação, conteúdo e referências deve ser consultado aqui

**Resultados das Avaliações**

Provas

Módulo I
Módulo II
Módulo III
Final

Roteiros Aulas Práticas

Roteiro 1
Roteiro 2
Roteiro 3
Roteiro 4
Roteiro 5
Roteiro 6a
Roteiro 6b
Roteiro 7

Bibliografia Básica

Almeida LM.; C.S. Ribeiro-Costa & L. Marinoni. (1998). Manual de coleta, Conservação, Montagem e Identificação de Insetos. Holos Editora, Ribeirão Preto, SP. 95 p.
Barnes R et al. (2008). Os invertebrados: uma síntese. 2ª Edição. Editora Atheneu Rio, 504 p.
Barnes, R.S.K.; Calow, P. & Olive, P.J.W. (1995). Os Invertebrados – Uma nova síntese. Atheneu Editora São Paulo LTDA, São Paulo, 526 p.
Brusca, R. & Brusca, G. (2007). Invertebrados. 2ª ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 933 p.
Brusca, R.; Moore, W. Shuster, S. M. (2018). Invertebrados. 3ª ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1010 p.
Fransozo A & ML Negreiros-Fransozo (Eds.). (2016). Zoologia dos Invertebrados. Roca, Rio de Janeiro, 661 p.
Gullan, P.J. & Cranston, P.S. (2008). Os insetos, um resumo de entomologia. 1º Edição, Editora Roca Ltda, 440p.
Pechenik, J.A. (2016). Biologia dos Invertebrados. 7° edição. AMGH, 606 p.
Rafael, J.A.; G.A.R. Melo; C.J.B. de Carvalho; S.A. Casari & R. Constantino (Eds.). (2012). Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia. Ribeirão Preto. Holos Editora, 810 p.
Ribeiro-Costa, C.S. & Rocha, R.M. (2006). Invertebrados: Manual de aulas práticas. Editora Holos, 271 p.
Ruppert, E.E.; Fox,R.S. & Barnes, R.D. (2005). Zoologia dos Invertebrados. Roca. São Paulo, 1029 p.

Referências Adicionais e Material de Apoio por Tema

Coleções Biológicas

Corseuil (2006) – Livreto sobre técnicas
Rafael et al. (2003) – Mantas em caixas de CD